Com a chegada da Páscoa, muitos brasileiros enxergam na data uma chance de complementar a renda. É o caso da universitária canaense Lucília Santos, estudante de jornalismo que concilia os estudos com a produção artesanal de ovos de chocolate. Entre uma aula e outra, ela transforma a cozinha em seu ateliê de doces, onde cria receitas únicas para atrair e fidelizar clientes “Quando chega essa data, as mensagens já começam a chegar, relacionadas aos sabores e valores”, conta Lucília.
E não é por acaso: ela aposta em ingredientes de qualidade e em sabores diferenciados como seus principais atrativos. “Procuro não só usar produtos nobres, como também opto por ingredientes mais naturais. Por exemplo: no ovo de coco, uso a fruta fresca; nos de cupuaçu e castanha, também dou preferência ao natural. E sempre busco inovar nos sabores”, destaca.
Além da atenção à qualidade, a jovem também pesquisa os preços praticados pelos concorrentes para se manter competitiva no mercado. “Dependendo da quantidade de encomendas, ofereço desconto ou até envio brindes surpresa”, explica.
O esforço tem trazido resultados. Lucília chega a faturar até R$ 3 mil durante o período da Páscoa. No entanto, ela ressalta que nem tudo são lucros. “Esse valor não compensa tanto por causa dos gastos com embalagens e reposição de produtos”, admite.
Os altos preços dos ingredientes e insumos têm sido um desafio constante. “Por muito tempo, vendi chocolates diariamente, mas os produtos aumentaram abusivamente e decidi parar. Hoje foco apenas nos ovos de Páscoa e começo a me preparar com antecedência, já prevendo os aumentos dessa época”, comenta.
Mesmo com os obstáculos, Lucília segue apostando no sabor e no carinho como ingredientes principais para fazer da Páscoa uma época doce — e também rentável.
Mín. 22° Máx. 30°