Nos primeiros 15 dias de vigência da exigência do exame toxicológico para candidatos à primeira habilitação nas categorias A e B, o Departamento de Trânsito do Pará (Detran) já contabiliza 748 exames vinculados exclusivamente a esses tipos de processos.
O resultado demonstra que os candidatos já estão se adequando à nova etapa do processo de obtenção da Carteira Nacional de Habilitação (CNH), que passou a incluir o exame toxicológico como requisito obrigatório, conforme determina a legislação federal.
O Detran reforça que o exame pode ser realizado a qualquer momento após a abertura do processo de primeira habilitação. Não é necessário aguardar etapas específicas, como o início das aulas teóricas ou práticas. A recomendação é que o candidato procure um laboratório credenciado o quanto antes, evitando atrasos na conclusão do processo e na emissão da CNH.
Após a coleta do material, o resultado é encaminhado eletronicamente ao sistema do Detran, permitindo o andamento regular do processo de habilitação. O órgão orienta os candidatos a verificarem previamente a lista de laboratórios credenciados antes de realizar o exame.
"É importante que os candidatos observem essa exigência que agora é obrigatória para todas as pessoas que estão tirando a primeira habilitação", explica a diretora de habilitação, condutores e registro de veículos, Carolina Sampaio.
A inclusão do exame toxicológico no processo de primeira habilitação integra as medidas voltadas ao fortalecimento da segurança viária e à formação de condutores cada vez mais conscientes e aptos para conduzir veículos.
O órgão segue acompanhando a implantação da nova exigência e reforça que os candidatos devem cumprir todas as etapas do processo dentro dos prazos estabelecidos para garantir maior agilidade na obtenção da primeira Carteira Nacional de Habilitação.
Texto: Luis Azevedo Ascom/Detran
Sensação
Vento
Umidade




