

Moradores de Canaã dos Carajás estão sendo alvo de uma nova tentativa de golpe envolvendo faturas falsas de energia elétrica. Uma moradora entrou em contato com o Portal Âncora Norte relatando que os criminosos enviaram à casa de sua mãe um talão de energia idêntico ao verdadeiro, inclusive com o mesmo valor da conta original — R$ 132,61.
Segundo a filha da vítima, o boleto falsificado apresentava um QR Code para pagamento via Pix, mas, ao realizar a conferência, percebeu que o valor seria destinado a um CPF, e não a um CNPJ, como ocorre nas faturas oficiais da Equatorial Energia.
“Vieram dois talões normais, um verdadeiro e um falso, só que eu não vi quem colocou lá (na residência)”, contou a filha da vítima, destacando que as duas faturas chegaram quase simultaneamente.
Por sorte, a fraude foi identificada antes do pagamento. A moradora relatou que alguns detalhes chamaram sua atenção:
“Eu soube identificar que era fraude porque a Equatorial sempre coloca o código de barras na parte inferior do talão. Nesse falso, o Pix (QR Code) estava embaixo e o código de barras em cima. Outra diferença foi na cor — o da Equatorial é azul, e o falso era meio roxo.”
O Âncora Norte entrou em contato com a Equatorial Energia, que informou que, ao suspeitar de faturas falsas, o cliente deve procurar imediatamente a Polícia Civil para registrar um boletim de ocorrência e, em seguida, comparecer a uma agência da concessionária para verificar a situação da conta.
A concessionária reforça que suas faturas oficiais são emitidas em nome da empresa, com CNPJ identificado, e nunca em nome de pessoas físicas, alertando os consumidores a não realizarem pagamentos via Pix para CPFs e a verificarem atentamente o layout e as cores do documento antes de efetuar qualquer transação.
Mín. 22° Máx. 36°





