Na manhã desta segunda-feira (19), moradores e contribuintes de Canaã dos De acordo com informações apuradas, a empresa responsável pela hospedagem do sistema, a Locaweb Serviços de Internet S.A., com sede em São Paulo, teria suspendido o acesso à plataforma por falta de pagamento.Carajás, no sudeste do Pará, enfrentaram dificuldades após a queda total do sistema de informática da Prefeitura Municipal. A interrupção afetou diretamente a emissão de notas fiscais, certidões e outros documentos essenciais, provocando transtornos e possíveis prejuízos aos cofres públicos.
De acordo com informações apuradas, a empresa responsável pela hospedagem do sistema, a Locaweb Serviços de Internet S.A., com sede em São Paulo, teria suspendido o acesso à plataforma por falta de pagamento. A situação gerou repercussão entre servidores e contribuintes, além de levantar questionamentos sobre a gestão dos dados públicos do município.
A suspensão dos serviços digitais escancarou uma dúvida recorrente: por que a administração municipal, em um dos municípios mais prósperos do país, opta por contratar uma empresa de fora do estado em vez de utilizar os serviços da PRODEPA (Empresa de Processamento de Dados do Estado do Pará), referência em soluções públicas de tecnologia e reconhecida nacionalmente pela eficiência?
A falha generalizada e a falta de comunicação oficial sobre a previsão de restabelecimento do sistema agravam a crise, e levantam o alerta para o risco de paralisação prolongada nas atividades administrativas. Até o momento, a Prefeitura não se manifestou oficialmente sobre o caso.
Mín. 20° Máx. 34°