No último dia 12, uma empresária de Canaã dos Carajás foi vítima de um golpe ao tentar pagar sua conta de energia elétrica. O boleto chegou à casa de Michele Daira com um detalhe incomum: sem o código de barras e com o QR Code parcialmente rasgado.
Diante do problema, ela decidiu acessar o site da Equatorial Energia para gerar uma nova fatura e realizar o pagamento de forma segura. No entanto, sem perceber, acabou sendo direcionada para uma página falsa, criada por golpistas para imitar o site oficial da concessionária. O endereço virtual fraudulento tinha todas as características do original, incluindo cores, layout e até mesmo informações pessoais da consumidora. “A clonagem é perfeita, eu entrei achando que estava no site da Equatorial, pediu meus dados, apareceu a conta, cliquei nela, gerou o pix e eu paguei”, disse.
Confiando na autenticidade da página, a moradora emitiu um novo boleto e realizou o pagamento. No entanto, alguns dias depois, recebeu um novo talão em casa, desta vez identificado como “reaviso”, que é o último aviso da concessionária antes do corte de energia por falta de pagamento. Foi nesse momento que ela percebeu ter sido vítima de um golpe. “Quando foi hoje, chegou um talão de reaviso de vencimento. Meu marido estava se arrumando para ir na Equatorial, quando eu fui olhar o comprovante, constava como pago, mas quando eu entrei no site da empresa, estava aparecendo outro nome lá na barra, foi aí que vi que eu tinha caído em um golpe”, lamentou a empresária.
No lugar da Equatorial, o pagamento feito por Michele foi destinado para outro CPJ resgisrado em nome de Tracta Pagamento Seguro.
Em uma busca, o Âncora Norte apurou que a empresa que recebeu o pagamento é conhecida por aplicar golpes de diversas naturezas via internet desde a venda de tênis onde o cliente nunca recebeu a encomenda, até renovação de Carteira Nacional de Habilitação (CNH).
Casos como esse têm sido cada vez mais comuns, com criminosos criando páginas falsas para enganar consumidores desatentos. A Equatorial Energia orienta seus clientes a sempre conferir o endereço oficial do site antes de inserir dados pessoais e efetuar pagamentos. Além disso, reforça que qualquer dúvida pode ser esclarecida pelos canais oficiais de atendimento.
A Equatorial recomenda que as vítimas registrem um boletim de ocorrências para que os casos sejam investigados pelas autoridades policiais.
A orientação é evitar acessar links recebidos por mensagens e conferir diretamente no site da empresa ou em canais presenciais antes de efetuar qualquer pagamento.
Mín. 23° Máx. 33°