A gestão escolar e organização das unidades de educação de Canaã estão ganhando um impulso de modernidade com a implantação de um novo sistema. A mudança, iniciada em julho, vai permitir, assim que concluída, a melhoria na gestão de dados de alunos e professores, além de inovações.
Entre as novidades previstas está um aplicativo que permitirá aos pais acompanharem notas e frequências de seus filhos; possibilitará matrícula e rematrícula online; e ainda, a criação de um dashboard (painel de controle) para que responsáveis pela gestão acompanhem os indicadores de cada escola.
A coordenadora de Legislação e Normas Técnicas da Secretaria Municipal de Educação (Semed), Leuzilda Rodrigues, explicou que o contrato com a empresa prevê um fluxo de implantação, e precisa levar em conta a disponibilização de dados de acordo com as legislações que regem a área educacional.
“Existe toda uma questão de fluxo. O que já foi definido. Agora a gente vai fazer as validações com a empresa olhando pela perspectiva legal – se está de acordo com a legislação – validar em algumas unidades para depois distribuir. Seguindo o fluxo de contrato, que é assim, vamos fazer também formações por segmento e formação prática.”, explicou a coordenadora.
De acordo com Leuzilda, ao assumir a Coordenadoria, ela verificou a necessidade de estabelecer um fluxo diferente para a implantação do sistema. “Precisávamos considerar e adequar à legislação as informações, assim como os instrumentos avaliativos educacional existente no âmbito das atribuições e interfaces dos entes federados.”.
Segundo ela, a cada dia serão validadas algumas ferramentas em unidades de ensino e, depois das verificações, as ferramentas serão disponibilizadas às demais escolas e o público do sistema passará por formações. Leuzilda reforçou ainda que as informações presentes no sistema são ferramentas de uso dos gestores das políticas públicas, “mas que, os órgãos ou entidades de controle e acompanhamento, podem solicitar a qualquer momento, as informações que necessitam”.
Por fim, ela destaca que, nessa fase de validação – que é a mais demorada – já implantados vários requisitos com o máximo cuidado para preservação de todos os dados e documentação escolares.
A empresa Algtec, que venceu a concorrência de melhor preço e técnica, iniciou os trabalhos em julho com a migração dos dados do sistema anterior. O diretor da empresa e responsável pelo sistema SYNAPTIC, Emanuel Rodrigues destacou que esse é um momento de transição. “O sistema está em implantação, que geralmente dura de seis meses a um ano, e é um processo natural de adaptação. Essa é uma fase que tem que acontecer até que tenha o amadurecimento do sistema. Tanto da parte do usuário quanto do sistema.”.
“Esse não é um sistema de prateleira. É um sistema pra adequar a realidade do município. Nenhum sistema chega pronto pro local. Claro que o sistema tem todas as funcionalidades, mas existe muita coisa específica do município.”, concluiu.
“Um município pujante e em franco crescimento como Canaã, que tem uma educação atualmente premiada e reconhecida nacionalmente, deve implantar tecnologias para desenvolvimento de uma gestão educacional otimizada e mais eficiente.”, finalizou o secretário municipal de educação, Leonardo Cruz.
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